Rebecca Black (Anaheim Hills, Califórnia, 21 de Junho de 1997) é uma cantora e compositora pop norte-americana revelada através do YouTube, onde seu videoclipe teve mais de 55 milhões de acessos em pouco mais de 1 mês, sendo contratada da ARK Music Factory[3].
Rebecca nasceu em Anaheim Hills, cidade pertencente ao Condado de Orange, na Califórnia. Após ter aulas de dança por alguns anos, Rebecca, em sua transição da infância para a adolescência, mostrou interesse por se tornar cantora, procurando aprimorar-se ao participar de testes para musicais de seu colégio e acampamentos de verão de música. Em 2008, aos dez anos, começou cantar profissionalmente ao integrar o grupo patriota de música Celebration USA[4].
No final de 2010 uma colega de Rebecca, que havia assinado com a ARK Music Factory recentemente, contou-a sobre a gravadora e a possível realização de seu sonho. Após procura-los a cantora assina com a ARK Music Factory e sua a mãe da cantora, Georgina Kelly, pagou cerca de 2 mil dólares para um pacote que incluiu a escolha de duas músicas pré-escritas e metade dos custos de produção do videoclipe do primeiro single a ser lançado[5]. Segundo Rebecca foi lhe oferecido duas canções, porém a primeira delas falava sobre um romance adulto e desilusões, sendo que a cantora recusou por não ter passado por essas experiências de vida ainda. A segunda canção, que falava sobre sair com os amigos e se divertir, acabou sendo escolhida, sendo ela o primeiro single "Friday"[5].
Em 11 de fevereiro de 2011 foi lançado o videoclipe de "Friday" para o Youtube, sendo gravado em janeiro com participação de familiares e amigos reais da cantora em certa de 12 horas de gravação. O vídeo recebeu apenas mil visualizações em seu primeiro mês de lançamento[2]. No entanto em 11 de março o vídeo começou a se espalhar pelo território da internet, recebendo milhões de visitas a cada dia, sendo motivo de chacota para a maioria das pessoas embalado pela composição sem sentido e cenas de baixo-orçamento no vídeo, além de piadas sobre Rebecca e suas amigas, o que ficou conhecido como cyberbullying[6]. Em menos de duas semanas o vídeo havia se espalhado por vários sites e recebido críticas e resenhas de importantes revistas como a Billboard e a Rolling Stone[7]. Apesar das críticas negativas e de não ser levado a sério[8], "Friday" tomou dimensões grandes e acabou sendo lançado oficialmente para compra no iTunes, somando cerca de 40.000 cópias vendidas em sua primeira semana[9]. O videoclipe do single alcançou a marca de 60 milhões de acessos em um mês de lançamento oficial, ultrapassando vídeos como "Born This Way" de Lady Gaga, "Hold It Against Me" de Britney Spears e "What The Hell" de Avril Lavigne, ambos com o dobro do tempo postado[10]. O single rendeu 27 mil dólares na primeira semana no iTunes.
Rebecca declarou em entrevista estar gravando uma nova canção intitulada "LOL", que será lançada como segundo single oficial[11]. A cantora ainda afirmou que já deu início a gravação de seu primeiro álbum nos estúdios da Flying Pig Productions, em Los Angeles, sendo lançado pela ARK Music Factory. Segundo Rebecca o álbum trará canções semelhantes á "Friday" e será "adequado e leve..